28 estudos de caso: design e inovação para a economia circular no Brasil e no mundo

Share

Saiu do forno nosso livro digital gratuito com 28 estudos de caso que aplicam na prática princípios de design e inovação para a economia circular, no Brasil e no mundo. 
 
Se você já se perguntou como o pensamento circular pode se manifestar concretamente em produtos e serviços, você vai aprender muito com esses cases!
 
São projetos desenvolvidos por mentes criativas de várias regiões do planeta, e que trazem soluções cíclicas e saudáveis em diversos setores e áreas de atuação. Eles demonstram que essa mudança, além de necessária, é também viável, e pode se manifestar de diversas formas bonitas e possíveis de acordo com o contexto e necessidades locais.
 
Os 28 estudos de caso mostram como é necessário e possível criar produtos e sistemas circulares ao longo de toda a cadeia produtiva. Separamos exemplos inspiradores de diferentes partes do mundo que vão desde produtos e sistemas industriais e embalagens, como o tênis 100% recicláveis da Adidas, soluções para plásticos de uso único, ou ainda o inovador sistema de vendas a granel da marca chilena Algramo até projetos de escala urbana, como o serviço sanitário de coleta e tratamento de esgoto residencial da empresa queniana Sanivation ou a tecnologia de recuperação de nutrientes para produção de fertilizantes da companhia canadense Ostara.
 
A gente se preocupou também em trazer exemplos que funcionam tanto para o ciclo biológico, onde os materiais retornam de forma segura à biosfera (como no caso das embalagens compostáveis da Cellugy), quanto para o  ciclo técnico, onde os nutrientes circulam em ciclos industriais fechados (como acontece com os smartphones modulares da empresa holandesa Fairphone).
 
Nossa intenção é que esses estudos de caso – e os critérios explicitados na apresentação de cada um – possam servir de inspiração e motivação para que novas ideias inovadoras e circulares saiam do papel! 
 
E se você já desenvolve ou conhece algum outro produto ou serviço circular e inovador que não está entre esses, conta mais pra gente aqui? Quem sabe ele pode fazer parte de uma nova publicação ou estudo de caso no nosso blog?
 
Baixe aqui nosso livro para conhecer esses 28 exemplos de design e inovação para a economia circular!
 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo a postagem