Algramo – Economia Circular com benefícios sociais e ambientais

Share

A Algramo é um empreendimento social chileno que propõe um novo modelo de distribuição de alimentos para a população de baixa renda da periferia de Santiago, a partir do reuso de recipientes para substituir embalagens plásticas de pequeno porte. Isso reduz significativamente tanto o preço dos produtos quanto a geração de resíduos plásticos, em áreas sem um sistema efetivo de reciclagem de embalagens.
Os produtos são vendidos por grama (daí o nome, em espanhol, al gramo) em máquinas instaladas em lojas familiares nas regiões mais pobres do Chile, com mais de 1.100 pontos já ativos, conectados por IoT – Internet of Things / Internet das Coisas.
O projeto foi finalista do Desafio de Design Circular da plataforma OpenIDEO, e estamos torcendo para que seja um dos premiados! O modelo da Algramo é uma grande inspiração de Economia Circular para a realidade de países em desenvolvimento, com efeitos ambientais e sociais extremamente positivos, e o objetivo de usar a tecnologia como uma força para o bem de modo a reduzir a desigualdade social na América Latina.
Mais informações no site da Algramo.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo a postagem

[livro gratuito] 28 estudos de caso:
design e inovação para a economia circular no Brasil e no mundo