Economia Circular na Prática

entenda, desenhe, transforme

A economia circular não é uma apenas uma tendência, mas uma visão de futuro, e um movimento que sinaliza transformações profundas nas formas de produzir, distribuir, consumir e, principalmente, de pensar.

curso economia circular - telas

O curso online Economia Circular na Prática: entenda, desenhe, transforme oferece um percurso para a criação de produtos, processos e sistemas circulares – a partir de critérios claros e uma visão positiva de como contribuir para a construção de um futuro de abundância, e não de escassez.

nossa proposta

é ajudar produtores, criadores, gestores, consultores e formadores de opinião a entender e aplicar os princípios da economia circular nos seus projetos e negócios, através de critérios claros e uma metodologia de transformação passo a passo.

o que dizem nossos alunos

“divisor de águas”

“O curso foi um divisor de águas para mim como profissional de design. Enriqueceu muito a minha vida profissional! Adorei a abordagem, numa linguagem simples e com exemplos simples de entender. A minha parte preferida foram os exercícios “Mão na Massa”, com a aplicação dos conteúdos dados. Sempre gostei da prática. Acho que é através dela que solidificamos e validamos os conceitos que estudamos.

Já vi o escopo de vários cursos, mas o de vocês...me surpreendeu. Espero multiplicar todo o conhecimento que tive para que a Economia Circular faça parte da vida de todos nós.”

Cristina Macedodesigner da AC Design

“um dos melhores cursos que já fiz!”

“Estando na área há bastante tempo desenvolvendo produtos circulares, posso dizer que o curso é a melhor e mais bem embasada referência do país para quem quer ir fundo nos conceitos da economia circular, conseguindo quebrar os paradigmas do senso comum da "sustentabilidade" e levar o aluno para um novo patamar da análise de ciclo de vida do produto.

Foi muito interessante observar cada estudo de caso e ver como poderia aplicar coisas semelhantes no desenvolvimento das minhas bicicletas, um novo leque de possibilidades práticas se abriu para mim e já tenho ações planejadas para até 2030! A parte gráfica também é um show a parte, muito bonito e intuitivo, prende a nossa atenção com facilidade.

Só tenho elogios, foi um dos melhores cursos que já fiz!”

Vinicius Villas Boasengenheiro, criador da Dinâmica Bicicletas

“acima das minhas expectativas”

“O curso foi muito proveitoso! Proporcionou uma experiência acima das minhas expectativas, e veio de encontro com vários questionamentos que tenho a respeito da EC, abrindo muitas portas do entendimento. Acredito que com todo o suporte de informações que a Léa e a Carla me proporcionaram, a minha tese no mestrado sairá com uma qualidade muito forte, e espero poder incrementar a minha participação neste mundo da Economia Circular.”

Evandro Camposbancário - Rabobank

“profundidade”

“Já percebo que a profundidade do meu modo de ver é outra!
O curso tem me dado um norte cada vez mais claro sobre o que de fato é circularidade ou sustentabilidade.
Percebo que com a economia circular é impossível transitar sem integrar, sem fazer junto, sem estar em conexão e buscar conexão com aqueles que também estão nessa sintonia.”

Nathália Abdalladesigner e empreendedora social

“expandiu muito a minha perspectiva”

“Estou adorando o curso!
Como vou cursar mestrado sobre Cradle to Cradle, e já havia lido o livro, eu possuía o receio que as aulas não fossem além dos princípios apresentados no livro. Receio o qual foi "desfeito" logo no começo, com reflexões que expandiram muita a minha perspectiva – e cada módulo somou a compreensão, me apresentando diversos conceitos e ideias com que eu não estava familiarizado.

Além de definir claramente e com exemplos os princípios básicos do Cradle to Cradle, o curso busca questionar a realidade e os paradigmas atuais de como tratamos o meio-ambiente e os recursos/nutrientes fornecidos. Além disso, cada aula apresenta materiais complementares, o que mostra o cuidado e compaixão de vocês em compartilhar o conhecimento e fomentar novas ideias.”

Danilo Kronigengenheiro de produção

As inscrições estão encerradas. 

Fique sabendo das próximas edições!

quero ficar sabendo!
pra quem é

Para você que acredita na necessidade de transformar nossos sistemas de produção e consumo, e quer contribuir para isso a partir da sua esfera de atuação. Ele vai ser especialmente proveitoso se você faz parte de algum desses grupos:

criadores e produtores:
designers, fabricantes, empreendedores, start-ups, arquitetos, engenheiros, artistas, artesãos.

Você desenvolve produtos concretos, e quer ter clareza de critérios para que suas criações tenham um efeito positivo para as pessoas e para o planeta.

profissionais da área ambiental:
consultores e gestores ambientais.

Você quer se aprofundar no tema da economia circular para aplicar nos seus projetos e nos dos seus clientes.

Multiplicadores:
educadores, comunicadores, pesquisadores, ativistas, líderes de projetos

Você quer se vincular a esta visão de futuro e ter acesso a princípios, critérios e referências para divulgar e estimular o pensamento circular por meio do seu trabalho.

por quê?

Estamos passando por um momento único na história humana.

Sabemos o quanto nossos modelos produtivos são tóxicos e destrutivos, para o planeta e para nós mesmos. E as incertezas que eles trazem sobre o nosso futuro como espécie – sem falar nas milhares de outras espécies que estamos ajudando a extinguir.

Ao mesmo tempo, cada vez mais pessoas querem fazer a diferença e gerar impacto positivo com o seu trabalho. E cada vez mais, novos negócios surgem a partir dessa intenção, e algumas grandes empresas começam a despertar para a necessidade de mudar os seus processos.

Mas a ausência de uma visão clara faz com que se percam muitos recursos materiais, e principalmente de tempo, dinheiro, e energia, em abordagens insuficientes.

A falta de critérios para definir o que é ou não sustentável estimula em produtores e consumidores reações de culpa, confusão, paralisia ou ceticismo em relação à capacidade de atender aos desafios que enfrentamos neste momento da nossa história.

Sair dessa crise requer uma mudança profunda de olhar, e a adoção de critérios claros e positivos – e é justamente isso que descobrimos com a economia circular e o pensamento Cradle to Cradle. E que queremos compartilhar com você.

O curso Economia Circular na Prática vai sistematizar os principais conceitos e referências sobre o tema, além de uma metodologia para desenhar produtos e sistemas efetivos, que sejam bons para as pessoas, para os negócios e para o planeta. A partir desses princípios e critérios, fica bem mais fácil trabalhar por um futuro de abundância, e não de escassez.

quem faz

Carla Tennenbaum e Léa Gejer são fundadoras da Ideia Circular, que desde 2015 vem promovendo no Brasil a discussão e divulgação dos conceitos de economia circular, design circular e Cradle to Cradle.

Leia abaixo sobre o percurso de cada uma, e porque elas são tão apaixonadas por transmitir esse conhecimento:

Carla Tennenbaum no Fórum de Economia Circular das Américas

Carla Tennenbaum

Carla trabalha como designer, e vem pesquisando materiais e desenvolvendo produtos e tecnologias inovadoras desde 1999. Seus trabalhos foram premiados pela Fundação do Design Latino-Americano, UNESCO, SEBRAE, Artemisia Negócios Sociais e International Youth Foundation.

Há mais de dez anos ela também conduz grupos diversos por processos coletivos de design e inovação. Desde 2008, pesquisa e promove os princípios da metodologia Cradle to Cradle para a criação de produtos circulares.

Ela é formada em História pela Universidade de São Paulo e aplica esse olhar investigativo no trabalho de pesquisa e discussão da economia circular.

Especializou-se em arte e design na United World College (UWC) do Novo México, e participou por dois anos do laboratório A Construção do Objeto com Fernando e Humberto Campana. Foi co-fundadora do coletivo notechdesign (2001 – 2005). Especializou-se em Design para a Sustentabilidade pela Gaia Education, facilitação criativa pela PYE – Partners for Youth Empowerment, e em metodologias de design thinking e tecnologias apropriadas pelo IDDS – International Development Design Summit.

Léa Gejer

Léa é Arquiteta e Urbanista graduada na Unicamp, mestre em Gestão Ambiental Urbana pela Wageningen University, departamento de Tecnologia Ambiental, Holanda, onde se especializou na metodologia Cradle to Cradle e economia circular. Atualmente, é doutoranda na Unicamp no programa de Arquitetura, Tecnologia e Cidades. Em 2019, recebeu o prêmio de “highly commended” pelo júri do The Circulars 2019 para a categoria Leadership (Liderança), iniciativa do Fórum Econômico Mundial e do Fórum Global de Jovens Líderes.

É apaixonada pela criação de produtos e espaços saudáveis, e vem aplicando em seus trabalhos ferramentas de pesquisa e design que promovam o impacto benéfico para os usuários e meio ambiente.

Também é fundadora da Flock, empresa de design circular e gestão ambiental aplicados à arquitetura, produtos industriais e cidades, além de representar no Brasil o EPEA GmbH (Environmental Protection Encouragement Agency), agência do Prof. Michael Braungart, co-criador do conceito Cradle to Cradle.

Léa é também co-criadora da Casa Circular – o primeiro edifício brasileiro construído e desenhado para a economia circular e inspirado na metodologia Cradle to Cradle.

teoria

Vamos abordar os principais conceitos da economia circular, desde o início do movimento até o presente, com foco na metodologia Cradle to Cradle. Você vai aprofundar seus conhecimentos e entender a fundo o que é economia circular, ilustrada por exemplos e estudos de caso sobre iniciativas que já estão aplicando esses princípios. Também vai ter acesso às principais referências sintetizadas, com indicações de recursos adicionais se quiser se aprofundar nos assuntos abordados.

prática

Todos os módulos trazem exercícios mão na massa para você aplicar o que aprendeu no seu próprio projeto ou negócio. A partir desses exercícios, vamos trabalhar a clareza de intenções e critérios: você vai definir de forma positiva onde quer chegar, avaliar com clareza onde está, e, por fim, criar um mapa de percurso (roadmap) de como chegar de um ponto ao outro.

networking

Através de uma comunidade fechada e sessões interativas, você vai poder se conectar diretamente com outros participantes e pioneiros desse movimento, e ter acesso a novas oportunidades de colaboração, sinergia e troca de ideias.

resultados:

Resultados que você pode esperar:

  • Conhecimento sobre os conceitos e princípios da economia circular, com enfoque na visão Cradle to Cradle
  • Inspiração e motivação para trabalhar por uma visão positiva de futuro!
  • Entendimento do design circular Cradle to Cradle
  • Clareza de critérios qualitativos para criar e avaliar produtos
  • Conhecimento sobre os principais cases que já aplicam essa metodologia
  • Passo a passo para aplicar no seu trabalho e no seu dia a dia
  • Especialização com domínio para falar do assunto e transmitir esse conhecimento
  • Acesso a referências e recursos adicionais para orientar pesquisas futuras
  • Mão na massa: aplicação dos conhecimentos em projeto real
  • Rota de percurso (roadmap) aplicado em produto ou projeto real: clareza de onde quer chegar (intenção), onde está (inventário), e mapeamento do caminho de um para o outro (itinerário)

Importante!

Não podemos garantir resultados específicos para o seu projeto. Desenhar um produto ou processo circular é uma iniciativa complexa, que depende de diversos fatores, de acordo com o mercado em que se atua. Podemos garantir que você vai ganhar clareza sobre estratégias efetivas ao seu alcance, e como pode promover transformações a partir da conexão com outros atores. O quanto seu projeto circular vai ser bem-sucedido depende, em parte, da sua disposição em aplicar os exercícios propostos, mas também de fatores sistêmicos que precisam ser avaliados caso a caso.

programa do curso

Módulo 1 – Entenda: UM NOVO OLHAR
(pensamento circular)

  • aula 1: Um Momento Inédito – nenhuma hora é melhor que agora
  • aula 2: Mais do que Sustentabilidade – para onde queremos ir?
  • aula 3: Como pensar diferente – da eficiência à efetividade
  • aula 4a: Os 3 princípios Cradle to Cradle – abordagem teórica
  • aula 4b: Os 3 princípios Cradle to Cradle – exemplos práticos
  • aula 5: Do linear ao circular – como fazer diferente
  • aula 6:  Economia circular – uma visão geral

Módulo 2 – Desenhe: NOVAS INTENÇÕES, NOVOS CRITÉRIOS
(design circular)

  • aula 1a: Design como intenção – começando bem
  • aula 1b: Design Circular – desenhando o futuro
  • aula 2: Saúde dos materiais
  • aula 3: Reutilização dos materiais
  • aula 4a: Outros fluxos – o ciclo da água
  • aula 4b: Outros fluxos – energia
  • aula 5: Inclusão e transformação social 
  • aula 6:  Sobre a certificação C2C – esclarecimentos

Módulo 3 - Transforme: NOVAS CONEXÕES, NOVOS CAMINHOS
(economia circular)

  • aula 1: Economia Circular  – revisão sistemática de literatura
  • aula 2: Escalas – de produtos industriais à arquitetura e cidades
  • aula 3: Políticas públicas 
  • aula 4: Modelos de negócios
  • aula 5: E as pessoas? – o lugar do consumidor/cidadão/indivíduo
  • aula 6: Rede circular – atores e conexões
  • aula 7: Seu mapa de percurso

Além do conteúdo teórico, todos os módulos trarão exercícios para que você possa aplicar o que aprendeu a seus próprios projetos. Como bônus, sessões ao vivo para tirar dúvidas, e um grupo fechado para trocas de conhecimento e networking entre os participantes. Ao longo do curso, você vai entender o que é a economia circular e como desenhar produtos e sistemas efetivos, transformando os seus processos de forma que sejam bons para as pessoas, para os negócios e para o planeta.

encontros ao vivo e comunidade para participantes

exercícios mao na massa

exercícios mão-na-massa

dúvidas frequentes:

Quanto tempo dura?  

As aulas serão liberadas ao longo de 10 semanas, com encontros ao vivo e suporte para dúvidas. Mas todo o material continua disponível, para você ver ou rever, pelos próximos 2 anos.

 

E se eu perder alguma aula? 

O curso é 100% online, e você tem total flexibilidade para criar seus próprios horários. Você terá acesso às aulas e exercícios em nossa plataforma, para seguir no seu ritmo. Também vamos ter encontros ao vivo para conversar sobre as aulas e os exercícios, mas eles são opcionais – e vão ficar disponíveis também na plataforma do curso para você assistir quando quiser.

 

Qual é a carga horária semanal? 

Você tem a liberdade de assistir e fazer os exercícios no seu ritmo, ao longo dos próximos 3 anos. Para acompanhar com os outros participantes neste período inicial, estimamos uma carga semanal de 2 horas. As aulas têm de 15 a 20 minutos de duração, e o tempo para realizar os exercícios “mão na massa” vai depender do seu projeto e do quanto você quer ir fundo neste momento.

 

Como faço para tirar minhas dúvidas?

Cada aula tem um espaço para comentários, onde você pode deixar suas questões e feedback, e ler os de quem já assistiu. Também vamos fazer encontros ao vivo para conversar, trocar experiências e tirar outras dúvidas que forem surgindo ao longo do curso. As sessões vão ficar disponíveis na plataforma do curso.

 

Vou ter oportunidade de conhecer e me comunicar com os outros participantes?

Sim! Temos um grupo fechado para nos conhecermos e fortalecermos.

 

O curso é só teórico? Não quero só saber o que é, quero exemplos práticos de como isso já está sendo feito.

O curso não é só teórico! Focamos também na aplicação, e em como traduzir os conceitos em produtos e ações inovadoras. Ao longo de todas as aulas, você vai ver exemplos específicos do que está sendo tratado, e conhecer estudos de caso de projetos e produtos brasileiros e internacionais que já estão aplicando esses princípios com resultados positivos e inspiradores. Além disso, todo o percurso traz exercícios ‘mão na massa’, para que você possa aplicar as ideias em projetos e problemas reais.

 

A Economia Circular é assunto só para empresas? Ela pode ser aplicada ao meu dia a dia?

O caminho para uma economia circular depende de muitos atores, de governos a empresas e também indivíduos. Vamos discutir como essas responsabilidades se relacionam e refletir como cada um desses atores pode participar dessa transição. Ao longo do curso, você tem acesso a diversos exercícios “mão na massa” para identificar oportunidades de aplicação dessa ideia nos seus projetos, e quais podem ser seus próximos passos concretos.

 

É só para designers e fabricantes?

Não! O curso é para todos que querem transformar sua visão sobre a sustentabilidade e nossa relação com o planeta. O conteúdo vai ser especialmente valioso para pessoas que atuam como criadores e fabricantes de produtos, designers, empreendedores, arquitetos, engenheiros, consultores e gestores ambientais, educadores, comunicadores, além de professores e estudantes dessas áreas.

As inscrições estão encerradas.

Entre na nossa lista de espera e fique sabendo das próximas edições.