Cursos de aprofundamento em economia circular

Share
Photo by Juliette Leufke on Unsplash

Com as férias de verão chegando, destacamos diferentes cursos online para se aprender mais sobre economia circular. A ideia é poder aproveitar o tempo livre para ampliar seu conhecimento nessa área. Mas selecionamos cursos pagos e gratuitos que não se resumem apenas a essa estação do ano (claro!). Há cursos tanto em português, quanto em inglês. Confira a lista abaixo.

Webinário economia circular na moda (em português)

Quem atua na área da moda/indústria têxtil não pode perder o webinário da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) sobre as novas oportunidades de desenvolvimento de produtos e negócios na indústria da moda. O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 13/12, e será ministrado por nossa co-fundadora Léa Gejer. A ideia é entender como os conceitos de economia circular e Cradle to Cradle podem ser aplicados na cadeia têxtil. Da mesma forma, Léa falará de casos práticos existentes. O webinário é pago, mas quem lê este post da Ideia Circular tem desconto. Basta usar o código no campo de cupom de desconto: 1ZKBOBMN4J


Mais detalhes estão disponíveis aqui.

Cursos na plataforma edX (em inglês)

Há algumas oportunidades de se aprofundar no assunto em cursos oferecidos por pesquisadores de universidades estrangeiras.

A edX, por exemplo, fundada por Harvard e pelo MIT em 2012, é uma plataforma de cursos online abertos e massivos (do inglês Massive Open Online Courses “MOOC”) para aprendizagem com cursos de alta qualidade para alunos de todos os lugares. Por meio dela, começou há pouco tempo o curso (gratuito) chamado “Circular Economy: An Interdisciplinary Approach”, da Wageningen University & Research (Holanda), que trata do tema de economia circular considerando diferentes perspectivas das partes interessadas. Você pode se inscrever aqui.

Destacamos também, da mesma plataforma, o curso (gratuito) coordenado pela TU Delft  (Delft University of Technology). Chamado “Circular Economy: an introduction”, ele serve para quem quer aprender como contribuir para um sistema econômico a partir de novas abordagens de negócios e de design. Disponível aqui.

Cursos na plataforma Coursera (em inglês)

Outra boa dica, aliás, é o curso (gratuito, com a opção de certificado pago) sobre gestão de materiais disponível no Coursera (outra plataforma criada por professores da Universidade de Stanford). O curso Circular Economy – Sustainable Materials Management”, analisa como materiais importantes nos produtos que usamos todos os dias podem ser usados ​​de forma mais eficiente, por mais tempo e de maneira circular. Além disso, nele também se ensina habilidades e ferramentas para analisar modelos de negócios circulares. E, por fim, promove o desenvolvimento de suas próprias ideias para se envolver na transição para uma Economia Circular. A próxima edição do curso começa no dia 14 de janeiro de 2019.
Estará disponível aqui.

Pela Coursera você também encontra o curso “A Circular Economy of Metals: Towards a Sustainable Societal Metabolism” (também gratuito, com a opção de certificado pago), conduzido pela professora Ester van der Voet, da Universidade de Leiden (Holanda).  No treinamento explora-se principalmente os desafios e oportunidades da gestão circular de metais, a partir de uma série de relatórios do Painel Internacional de Recursos da ONU sobre o tema.
Mais informações aqui.

Curso “Economia Circular: entenda, desenhe, transforme”

Para quem prefere se aprofundar no tema em português, em um curso concebido sobretudo para o contexto brasileiro, a pedida é o processo que nós da Ideia Circular desenvolvemos e oferecemos de forma pioneira desde junho de 2018. É um treinamento 100% online sobre economia circular, design circular e Cradle to Cradle. Ali você encontra não só aulas em vídeo e sessões ao vivo, mas também instrumentos e exercícios “mão na massa”. Ou seja, tudo para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos. É também uma plataforma para estar em contato com a Carla e a Léa. Afinal, as duas ministram o treinamento. O curso é pago – é ele que financia a geração dos conteúdos gratuitos e abertos que oferecemos ao longo do ano…  

Em breve, aliás, vamos compartilhar mais sobre os resultados gratificantes da nossa turma pioneira. Ela envolveu empreendedores e profissionais de todo o Brasil. A próxima edição do curso vai abrir no primeiro semestre de 2019. Você pode ficar sabendo em primeira mão quando abrirmos as inscrições cadastrando-se abaixo.

Deixe seu contato para saber

quando abrirmos as inscrições

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo a postagem

[livro gratuito] 28 estudos de caso:
design e inovação para a economia circular no Brasil e no mundo