Cursos de aprofundamento em economia circular

Cradle to cradleDesign circularEconomia circularModa

By 11 de dezembro de 2018 No Comments

Com as férias de verão chegando, destacamos diferentes cursos online para se aprender mais sobre economia circular. A ideia é poder aproveitar o tempo livre para ampliar seu conhecimento nessa área. Mas selecionamos cursos pagos e gratuitos que não se resumem apenas a essa estação do ano (claro!). Há cursos tanto em português, quanto em inglês. Confira a lista abaixo.

Webinário economia circular na moda (em português)

Quem atua na área da moda/indústria têxtil não pode perder o webinário da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) sobre as novas oportunidades de desenvolvimento de produtos e negócios na indústria da moda. O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 13/12, e será ministrado por nossa co-fundadora Léa Gejer. A ideia é entender como os conceitos de economia circular e Cradle to Cradle podem ser aplicados na cadeia têxtil. Da mesma forma, Léa falará de casos práticos existentes. O webinário é pago, mas quem lê este post da Ideia Circular tem desconto. Basta usar o código no campo de cupom de desconto: 1ZKBOBMN4J  

Mais detalhes estão disponíveis aqui.

Cursos na plataforma edX (em inglês)

Há algumas oportunidades de se aprofundar no assunto em cursos oferecidos por pesquisadores de universidades estrangeiras.

A edX, por exemplo, fundada por Harvard e pelo MIT em 2012, é uma plataforma de cursos online abertos e massivos (do inglês Massive Open Online Courses “MOOC”) para aprendizagem com cursos de alta qualidade para alunos de todos os lugares. Por meio dela, começou há pouco tempo o curso (gratuito) chamado “Circular Economy: An Interdisciplinary Approach”, da Wageningen University & Research (Holanda), que trata do tema de economia circular considerando diferentes perspectivas das partes interessadas. Você pode se inscrever aqui.

Destacamos também, da mesma plataforma, o curso (gratuito) coordenado pela TU Delft  (Delft University of Technology). Chamado “Circular Economy: an introduction”, ele serve para quem quer aprender como contribuir para um sistema econômico a partir de novas abordagens de negócios e de design. Disponível aqui.

Cursos na plataforma Coursera (em inglês)

Outra boa dica, aliás, é o curso (gratuito, com a opção de certificado pago) sobre gestão de materiais disponível no Coursera (outra plataforma criada por professores da Universidade de Stanford). O curso Circular Economy – Sustainable Materials Management”, analisa como materiais importantes nos produtos que usamos todos os dias podem ser usados ​​de forma mais eficiente, por mais tempo e de maneira circular. Além disso, nele também se ensina habilidades e ferramentas para analisar modelos de negócios circulares. E, por fim, promove o desenvolvimento de suas próprias ideias para se envolver na transição para uma Economia Circular. A próxima edição do curso começa no dia 14 de janeiro de 2019.

Estará disponível aqui.

Pela Coursera você também encontra o curso “A Circular Economy of Metals: Towards a Sustainable Societal Metabolism” (também gratuito, com a opção de certificado pago), conduzido pela professora Ester van der Voet, da Universidade de Leiden (Holanda).  No treinamento explora-se principalmente os desafios e oportunidades da gestão circular de metais, a partir de uma série de relatórios do Painel Internacional de Recursos da ONU sobre o tema.

Mais informações aqui.

Curso “Economia Circular: entenda, desenhe, transforme”

Para quem prefere se aprofundar no tema em português, em um curso concebido sobretudo para o contexto brasileiro, a pedida é o processo que nós da Ideia Circular desenvolvemos e oferecemos de forma pioneira desde junho de 2018. É um treinamento 100% online sobre economia circular, design circular e Cradle to Cradle. Ali você encontra não só aulas em vídeo e sessões ao vivo, mas também instrumentos e exercícios “mão na massa”. Ou seja, tudo para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos. É também uma plataforma para estar em contato com a Carla e a Léa. Afinal, as duas ministram o treinamento. O curso é pago – é ele que financia a geração dos conteúdos gratuitos e abertos que oferecemos ao longo do ano…  

Em breve, aliás, vamos compartilhar mais sobre os resultados gratificantes da nossa turma pioneira. Ela envolveu empreendedores e profissionais de todo o Brasil. A próxima edição do curso vai abrir no primeiro semestre de 2019. Você pode ficar sabendo em primeira mão quando abrirmos as inscrições cadastrando-se abaixo.

Deixe seu contato para saber

quando abrirmos as inscrições

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Leave a Reply