Lixo, erro de projeto

Share
Imagem azul turquesa com os dizeres: Encontro Lixo, erro de projeto - Sexta, 19 de outubro - 16h às 19h30, IED SP e Ideia Circular / Semana Lixo Zero SP

Organizamos o encontro “Lixo, erro de projeto” em uma parceria com o Instituto Europeu de Design (IED) de São Paulo. O evento faz parte da programação da Semana Lixo Zero Brasil 2018. O objetivo é traçar novas perspectivas sobre a geração de resíduos e discutir além da ideia do “lixo zero”. Dessa forma, podemos começar a refletir sobre a ideia de projetarmos os nossos produtos e cidades. Para que, desde a sua concepção, os materiais sempre possam se tornar nutrientes em próximos ciclos. E, se pensarmos assim, o conceito de lixo não deveria existir.

O evento acontecerá no dia 19 de outubro de 2018 entre 16h e 19h30. Com a presença dos palestrantes: Fabiano Pereira, Diretor do Centro de Inovação IED Brasil; Caio Vassão, membro fundador do grupo de estudos Cenários Urbanos Futuros (CUF – FAU-USP); Cristian Ullmann do Centro de Inovação IED Brasil; Léa Gejer, da Flock e Ideia Circular na palestra “Projetar para o século XXI” e Diego Rodrigues Iritani, pesquisador do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre Cidade CIEC-USP; Eloisa Artuso da Fashion Revolution Brasil; Carla Tennenbaum e Luisa Picanço, da Ideia Circular, na mesa redonda: “Desafios da economia circular”.

Sobre o evento “Lixo, erro de projeto”:

16:00 a 17:30h – Mesa redonda: Projetar para o século XXI
17:30 a 18:00 Coffee break
18:00 a 19:30h – Mesa redonda: Desafios da economia circular
Local: IED São Paulo / Rua Maranhão 617 – Higienópolis – São Paulo
Inscreva-se aqui!
 

Participantes (por ordem alfabética):

Caio Vassão é arquiteto e urbanista, doutor pela FAU-USP. Atualmente conclui sua pesquisa de pós-doutorado vinculado ao RITe, versandsobre a Cidade Distribuída, um modelo avançado para a urbanidade digital. Desde 1993, pesquisa as relações entre ambiente urbano e alta tecnologia. Atuou como professor por numerosos programas de graduação e pós-graduação e é consultor em processos de complexidade e inovação por meio do Metadesign. É membro fundador do grupo Cenários Urbanos Futuros.

Carla Tennenbaum cria – e ajuda outras pessoas e empresas a criarem – produtos e sistemas inovadores e circulares a partir de materiais subvalorizados. Seu trabalho foi reconhecido por prêmios da UNESCO, Fundação do Design Latino-Americano, SEBRAE Top 100 Artesanato, Artemisia Negócios Sociais e International Youth Foundation. Há mais de 10 anos trabalha como facilitadora criativa, liderando oficinas, laboratórios de inovação e assessorias tecnológicas para diversas empresas e instituições. Carla é co-fundadora da Ideia Circular, projeto que promove a discussão e estímulo a iniciativas de design circular no Brasil, e membro especialista da Plataforma de Economia Circular das Américas.

Christian Ullmann, designer porteño, maker predigital, formado em desenho industrial na FADU UBA – Arg. Reside no Brasil desde 1996, é consultor em design, inovação e gestão para a criação e desenvolvimento de produtos, projetos, sistemas e serviços. Coordenador de projetos do Centro de Inovação do IED – Instituto Europeu de Design Brasil. Em 2001, junto com Tania de Paula criaram o escritório iT Projetos – escritório de desenvolvimento de produtos e projetos com responsabilidade sócioambiental.

Diego Rodrigues Iritani é fundador da startup Upcycle. Também é pesquisador associado ao Centro de Inovação em Economia Circular da USP. Possui doutorado em Economia circular pela USP. Atua há mais de 8 anos como consultor em sustentabilidade e economia circular em empresas como Lojas Renner, Instituto democracia e sustentabilidade, Instituto C&A e CNI.

Eloisa Artuso é designer, diretora educacional do Fashion Revolution Brasil, cofundadora da UN Moda Sustentável e professora de design sustentável. É graduada em Desenho de Moda pela Faculdade Santa Marcelina. Mestra em Design Futures pela Goldsmiths University of London, UK. Com um trabalho fundamentado no espaço onde sustentabilidade, cultura e educação se fundem com o design, atua em projetos e ações que inspiram e incentivam profundas transformações na indústria da moda.

Léa Gejer é arquiteta e urbanista e mestre em gestão ambiental urbana, com especialização em Cradle to Cradle no ambiente construído. Atualmente, é doutoranda na Unicamp no programa de Arquitetura, Tecnologia e Cidades. É fundadora da Flock, onde trabalha com design circular e gestão ambiental em arquitetura, produtos industriais e planejamento urbano e regional integrado. É também representante oficial do EPEA GmbH e do C2C no Brasil. Co-criadora da Ideia Circular, um espaço dedicado à discussão e divulgação do design circular no Brasil e integrante da Plataforma de Economia Circular das Américas.

Mediadores (por ordem alfabética):

Fabiano Pereira é designer com mais de 20 anos atuação. É especialista em Processos de Inovação, Projetos de Design Estratégico, Processos Criativos e Gestão do Conhecimento. Atualmente é Diretor de Novos Negócios do IED Cried, centro de inovação do IED Brasil (Instituto Europeu de Design). Mestre em Design pela FAU-USP, com aperfeiçoamento em “Future and Innovation Thinking” pelo IED Barcelona. Participou também como consultor convidado do projeto “Innovative Mobility in the Postautomobile Era”, promovido pela Humboldt University de Berlim.

Luisa Picanço é jornalista com graduação em Comunicação Social pela Universidadede Brasília (UnB). Mestre em Divulgação Científica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente trabalha como jornalista para o blog e redes sociais da Ideia Circular. Já trabalhou com pesquisa em comunicação e câncer na UFRJ. Além do segmento de saúde, possui experiência em vários segmentos de mercado, incluindo infraestrutura, saneamento e cultura. Dentro da comunicação atua na área de comunicação digital, audiovisual e design.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo a postagem

[livro gratuito] 28 estudos de caso:
design e inovação para a economia circular no Brasil e no mundo