Mexicano cria máquina que recicla plástico sem usar água

Share

O processo de reciclagem do plástico é um trabalho que demanda muitos litros de água para ser realizado. Ou pelo menos era, até a invenção inovadora de Marco Adame: uma máquina que recicla qualquer tipo de plástico existente no mercado, sem a necessidade de utilizar água.

Segundo Marco Adame, fundador da Ak Inovex, a tecnologia possibilita um ganho de 90% ao processo de reciclagem, além de ser um equipamento menor, o que diminui ainda mais o custo do processo.

Adame explica no artigo da Phys.org que o consumo de energia do novo equipamento é 50% menor em relação aos maquinários tradicionais que fazem a reciclagem de plástico. Adame afirma também que a qualidade final do produto reciclado é muito superior ao que há no mercado atualmente.

A máquina criada por Marco Adame possuí três peças que podem reaproveitar diferentes tipos de plástico, permitindo que grandes quantidades de material sejam recicladas de uma vez só. Somente na empresa de reciclagem de Adame, por exemplo, são processadas mais de duas toneladas de plástico por dia.

Adame também deu uma prévia de novas inovações que está desenvolvendo. De acordo com a matéria do Phys.org, o empresário mexicano está desenvolvendo uma máquina que lava o plástico recolhido usando detergentes biodegradáveis.


Fontes: Pensamento Verde, 2015; Phys.org, 2015


Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo a postagem

[livro gratuito] 28 estudos de caso:
design e inovação para a economia circular no Brasil e no mundo