Nosso Workshop de Design Circular no DIF – Festival de Inovação Disruptiva

Share

Está no ar a sessão da Ideia Circular para o DIF – Disruptive Innovation Festival, ou Festival de Inovação Disruptiva, trazendo uma versão online do workshop de Design Circular que fizemos em São Paulo no dia 13/11.

Durante o workshop, facilitado por Léa Gejer e Carla Tennenbaum, os participantes desmontaram alguns objetos com que interagimos em nosso dia-a-dia para identificar partes do processo de design e como eles são – ou não são – pensados com o retorno para o próximo ciclo em mente. Abordamos também as etapas do processo de criação Cradle to Cradle, e como ele pode ser usado para otimizar a saúde e circularidade de produtos e sistemas. No todo, foi um momento muito positivo de reflexão e debate, com descobertas e trocas riquíssimas entre todos. Vale a pena conferir!

Alguns dos objetos analisados no processo: um telefone celular, um tênis infantil, um quadro de bicicleta produzido por um dos participantes, uma peça de roupa sintética e fones de ouvido.

Falamos sobre o framework de inovação usado na metodologia Cradle to Cradle, e como ela poderia ser aplicada nos exemplos acima para repensar os produtos acima seguindo princípios de Design Circular.

O vídeo do workshop estará disponível neste link no canal do Youtube do DIF até o Natal.

Vale a pena conferir, e aplicar os exercícios com objetos do seu dia a dia.

Assista o workshop agora!

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo a postagem

[livro gratuito] 28 estudos de caso:
design e inovação para a economia circular no Brasil e no mundo