O livro Cradle to Cradle é traduzido para o português

Share

Os conceitos que os autores do Cradle to Cradle nos trazem inauguram uma lógica poderosa de inovação para transformação da mentalidade de escassez na qual o mundo atualmente se encontra, unindo áreas tão distantes quanto economia e design, negócios e ecologia, produção de bens de consumo e a concepção de cidades. Seus premiados autores têm raízes com o Brasil desde o lançamento de seu primeiro trabalho juntos no evento da ONU Rio – ECO92, a Cúpula da Terra.

O fato é que hoje o sistema de produção que traz conforto e facilidades para milhões de seres humanos também está esgotando recursos, intoxicando pessoas e contaminando os ecossistemas natural e urbano. O modelo de desenvolvimento adotado atualmente enfrenta uma crise iminente e necessita de uma alternativa urgente, porque é destrutivo às bases da própria sobrevivência. Líderes estão em busca de um novo modelo produtivo capaz de associar o desenvolvimento com a prosperidade mútua das pessoas e da natureza e o Brasil vêm buscando maneiras de se tornar uma referência global de um novo modelo de desenvolvimento.

Os exemplos apresentados neste livro são fundamentais para entendermos que o dilema de “crescer ou preservar” é falso. Os autores nos apresentam uma nova realidade, onde é possível para a indústria contribuir com a restauração dos ecossistemas do planeta e para o bem das pessoas, em vez de gerar passivos sócio-ambientais. Podemos intencionalmente projetar um sistema mais inteligente, capaz de desencadear inovações para criar ciclos de produção regenerativos, inaugurando um novo modelo de desenvolvimento onde os “resíduos são nutrientes” e os produtos geram impactos positivos para as pessoas e para a natureza.

Neste livro encontramos algumas das inovações inspiradas por Cradle to Cradle para a re-invenção de produtos, modelos de serviço e o uso de materiais saudáveis, que já estão sendo criadas hoje por empresas, grande e pequenas, em todo o mundo. Com essa leitura, podemos vislumbrar o poder da eco-efetividade – a escolha de fazer a coisa certa – e assim prosperar como sociedade nutrindo o ciclo biológico do planeta e “alimentando” o ciclo tecnológico das indústrias, em vez de nos sentirmos culpados sobre o consumo.

Este livro nos abre os olhos para o poder de criarmos produtos inovadores inspirados na natureza, de optarmos pelas fontes de energias renováveis e de usarmos a diversidade de soluções como estratégia para superar nossos desafios. Um modelos que promove a prosperidade enquanto alimenta o futuro das próximas gerações, que está criando uma onda de inovações e irá desencadear a próxima revolução industrial. Uma forma possível de desenvolvimento que nos levará para um novo nível de relação mutuamente benéfica entre a humanidade e o planeta.

Publicado originalmente como prefácio à edição brasileira do livro  Cradle to Cradle – Criar e reciclar ilimitadamente
sobre o autor:

Alexandre Fernandes, sócio-fundador do EPEA Brasil, aplica ferramentas de design para “fechar o ciclo” dos produtos, no desafio de  ir além do foco tradicional da sustentabilidade de ser apenas “menos ruim”. Expert no protocolo Cradle to Cradle® desenvolve projetos para eco-efetividade de produtos, processos e sistemas “de berço a berço”.

saiba mais:
O que é C2C
Além da Sustentabilidade

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo a postagem