Pentatonic: a Startup circular que vai revolucionar a indústria mundial de móveis

Share
copos de vidro feitos com telas de smartphone recicladas - fonte Pentatonic

Uma nova e inovadora marca de móveis e utensílios domésticos sustentáveis surgiu no mercado e pretende transformar radicalmente a forma como o mobiliário é produzido. A matéria-prima é onde a startup de móveis digitais Pentatonic se distingue de seus concorrentes industriais, com sua linha de utensílios de design contemporâneo fabricados inteiramente de resíduos pós-consumo.

O conceito – liderado por Jamie Hall, ex-diretor global do NikeLab da Nike e chefe de marketing na Levi’s britânica, e por Johann Boedecker, ex-diretor de negócios corporativos da Miniwiz – já obteve atenção significativa e atraiu 4,7 milhões de euros em sua primeira rodada de financiamento. A marca planeja lançar sua primeira coleção de mobiliário customizável e desmontável durante o Festival de Design de Londres deste ano.

Ao contrário de muitas outras ofertas no mercado, os produtos da Pentatonic são totalmente recicláveis e oferecem uma garantia de recompra, estabelecendo assim um modelo circular em que os consumidores desempenham o papel de cliente e fornecedor ao mesmo tempo. Uma vez recuperadas, as matérias-primas são adicionadas de volta ao ciclo de produção, recicladas, reconstruídas e revendidas.

A circularidade é incorporada ao design de cada produto da Pentatonic – os componentes ajudam na construção de cada peça, eliminando a necessidade de processos de montagem complicados ou colas e resinas carregadas com produtos químicos, além de minimizar desperdícios desnecessários. Além disso, os materiais pós-consumo são escolhidos para os produtos com base em suas propriedades únicas e possibilidades de aplicação.

copos de vidro feitos com telas de smartphone recicladas – fonte Pentatonic
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo a postagem

[livro gratuito] 28 estudos de caso:
design e inovação para a economia circular no Brasil e no mundo