A Ideia Circular é uma iniciativa pioneira criada para inspirar, apoiar e divulgar projetos circulares brasileiros, a partir da perspectiva do design e inovação para a economia circular.

Fundada em 2015 por Léa Gejer e Carla Tennenbaum, foi a primeira iniciativa de comunicação e educação no Brasil a discutir os conceitos de economia circular e design circular fundamentado na metodologia Cradle to Cradle.

Além de divulgar o assunto em palestras, workshops e treinamentos presenciais e online, de forma adaptada ao contexto brasileiro, a iniciativa é responsável pela produção e publicação de mais de uma centena de estudos de caso e artigos originais sobre o assunto em plataforma própria, instrumentando milhares de pessoas e profissionais interessados em se aprofundar e aplicar de forma concreta essa metodologia.

Equipe

Léa Gejer

Léa é apaixonada pela criação de produtos e espaços saudáveis, e vem aplicando em seus trabalhos ferramentas de pesquisa e design que têm o intuito de promover o impacto benéfico para os usuários e meio ambiente.

É arquiteta e urbanista (Unicamp) e mestre em gestão ambiental urbana (Wageningen University, Holanda), com especialização em Cradle to Cradle no ambiente construído. Atualmente, é doutoranda na Unicamp no programa de Arquitetura, Tecnologia e Cidades. Em 2019, recebeu o prêmio de “highly commended” pelo júri do The Circulars 2019 para a categoria Leadership (Liderança), iniciativa do Fórum Econômico Mundial e do Fórum Global de Jovens Líderes. É parte também do Grupo de Liderança para a Economia Circular do programa Solve do MIT (Massachusetts Institute of Technology), nos EUA.

Junto com o seu trabalho na Ideia Circular, Léa fundou a Flock, empresa de consultoria e design que aplica a circularidade e o Cradle to Cradle à arquitetura, planejamento urbano e produtos industriais. Junto a isso, vem ministrando workshops, palestras e cursos que abordam o design C2C em suas diversas escalas, desde produtos à arquitetura e cidades.

Carla Tennenbaum

Carla é designer e facilitadora criativa, com trabalhos premiados pela UNESCO, Fundação do Design Latino Americano e SEBRAE, e foi fellow da Artemisia Negócios Sociais e International Youth Foundation.

Há mais de 15 anos vem ajudando pessoas, grupos e empresas a criar produtos e sistemas inovadores a partir dos mais diversos materiais, utilizando os princípios da metodologia Cradle to Cradle e da economia circular. Em 2015 co-fundou a Ideia Circular para inspirar e apoiar cada vez mais iniciativas circulares brasileiras.

Carla é formada em História pela Universidade de São Paulo, estudou design de objetos com Humberto e Fernando Campana, e foi uma das co-fundadoras do grupo notechdesign (2000-2005). Posteriormente, se especializou em Design para Sustentabilidade (Gaia Education), facilitação criativa (PYE-Partners for Youth Empowerment), e tecnologias apropriadas (IDDS- International Development Design Summit). Participa da rede IDIN – International Development Innovators Network, do MIT, e do conselho do comitê brasileiro da UWC – United World Colleges.

O lixo é um ERRO de design

Ideia Circular na mídia

Folha Top of Mind 2021

Economia circular: de bikes a mochilas, conheça oito produtos criados no Brasil

Greg News

Sonho (episódio 30, 5ª temporada)

Valor Econômico

Concepção do negócio deve contemplar a circularidade

Estadão Casa Circular | ECOA

Um futuro sem lixo

Descarte

Conheça a arquiteta Léa Gejer, pioneira no Brasil no tema da economia circular

Descarte

ECONOMIA CIRCULAR | De ponta a ponta, sem perder qualidade

Trama Afetiva

O que é Economia Circular? Com Carla Tennenbaum

AMA

Você sabe o que é economia circular?

universa

Casa com vida infinita tem materiais que podem ser reaproveitados sempre

Estadão

A casa sustentável

Report Sustentabilidade

Léa Gejer - De berço à berço

CEP Americas

Interviewing circular change agents in the americas

IYF

YOUth No. 3, In My Own Words: Carla Tennenbaum

Depoimentos

“A Carla e a Léa colocam as ideias de um jeito que é muito simples, sem ser simplista – um simples que abarca a complexidade.

Ao explicar, elas colocam a gente num lugar mais aconchegante. E elas conseguem apontar caminhos.

Isso é muito corajoso! E muito poderoso para o momento que a gente está vivendo.”

Danile Caetano Teixeira
Educadora

“O curso é de uma qualidade incrível! As aulas são extremamente gostosas de se fazer – a Carla e a Léa conseguiram transmitir um conteúdo denso de uma maneira leve, prazerosa, e fácil de entender, com uma linguagem muito clara. Eu super recomendo!”

Emmanuelle Tognani
Designer de calçados - Alchemicka

Últimos Posts

[livro gratuito] 28 estudos de caso:
design e inovação para a economia circular no Brasil e no mundo