A adidas cria tênis 100% reciclável

Share
Tênis 100% reciclável
Foto de Steven Lelham no site Unsplash

A adidas lançou seu primeiro tênis 100% reciclável, “feito para ser refeito”. O tênis, chamado de FUTURECRAFT.LOOP, é próprio para corrida e feito com um único polímero que foi desenhado para retornar ao seu ciclo (que no caso é o ciclo técnico). A empresa assumiu o compromisso de cuidar de todo o ciclo do tênis e, ao mesmo tempo, o de entregar um produto de alta qualidade. A ideia é fazer um produto que possa ser desconstruído completamente, reinserido na indústria e dessa maneira transformado em um novo produto.

Como a adidas começou a pensar na circularidade

Foi em 2015 que a adidas começou a repensar seus produtos, criando um tênis que tinha uma parte feita de resíduos plásticos encontrados nos oceanos. Esse primeiro produto aliás gerou uma mudança estratégica dentro da empresa. Nesse meio tempo, a adidas se comprometeu em usar apenas material reciclado em todos os seus produtos até 2024.

De acordo com Eric Liedtke, um dos membros do Conselho Executivo da empresa, o que acontece depois com o produto é uma grande preocupação da marca e motivo para inovação. “O que acontece com seus sapatos depois de usá-los? Você joga fora! – exceto que não existe fora. Existem apenas aterros e incineradores e, posteriormente, uma atmosfera sufocada com excesso de carbono, ou oceanos cheios de lixo plástico. O próximo passo é acabar com o conceito de “lixo” inteiramente. Nosso sonho é que você possa continuar usando os mesmos sapatos repetidas vezes.” Ou seja, a circularidade já faz parte do pensamento recente da adidas.

Além dele, outras pessoas da empresa compartilham dessa visão e falam sobre isso em um mini-documentário (abaixo legendado).

Design circular

Tênis 100% sustentável é alternativa
Foto de Donald Giannatti no site Unsplash

Usando o modelo de economia circular, os materiais do FUTURECRAFT.LOOP podem de fato ser reaproveitados infinita vezes para se tornarem um tênis de alta performance de novo. Vale mencionar que o calçado não tem cola em sua composição. Ou seja, o tênis 100% reciclável foi todo criado de forma inteligente desde seu design.

E por que isso é tão importante? Porque normalmente os tênis de corrida são feitos de uma mistura de materiais, com diferentes plásticos, borrachas, tecidos, tintas e colas, o que torna a reciclagem difícil e onerosa, e o seu calçado acaba indo para o aterro sanitário ou lixão.

FUTURECRAFT.LOOP – um tênis 100% reciclável

tênis 100% reciclável
Foto do press release da adidas, disponível em https://www.adidas-group.com/en/media/news-archive/press-releases/2019/adidas-unlocks-circular-future-sports-futurecraftloop/

A adidas simplificou a quantidade de materiais, o que facilita a sua reciclagem. No final do ciclo, os tênis usados serão lavados, moídos, e o material derretido para se transformar novamente em TPU, que estará pronto para se tornar um novo par de calçados. Ou seja, zero desperdício e aproveitamento integral do material com a mesma qualidade para um novo ciclo, o que pode ser considerado uma “superciclagem”, ou upcycle.

Se você se animou com a ideia de ter um produto desses, saiba que ele ainda está num estágio inicial de teste e comercialização. Atualmente existem 200 pares, que serão dados a corredores profissionais ao redor do mundo para que eles usem e devolvam o produto dando feedback sobre o que acharam. A partir desse teste, serão feitas as melhorias necessárias, e em 2021 a empresa espera colocar o tênis circular à venda.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Continue lendo a postagem

Participe da Nossa Aula ao Vivo!

Entenda a mudança de olhar que vem inspirando uma nova geração de projetos - e como colocá-la em prática! Vai ser nos dias 23 e 24 de agosto.

Você vai aprender como identificar produtos e projetos realmente circulares. E, se pretende desenvolver seus próprios projetos ou produtos, vai ter novos instrumentos e inspiração para aplicar esse pensamento na prática! Para participar, é só se inscrever abaixo:

    Respeitamos a sua privacidade! Você pode se descadastrar a qualquer momento.